Os 7 piores jogos da Copa 2014

Após comprar às cegas seus ingressos na primeira fase de vendas, o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2014 definiu a sorte não só das equipes que virão ao Brasil, mas também dos torcedores brasileiros.

Frise-se, inicialmente, que qualquer um que conseguiu ingressos para jogos das oitavas-de-final em diante pode considerar-se uma pessoa de sorte. É evidente que as exceções existem, mas jogos de caráter eliminatório sempre tem o potencial de se tornarem experiências memoráveis. Até mesmo empates modorrentos em 0 x 0 transformam-se em emocionantes disputas de pênaltis nas fases agudas da competição. Com um pouco de sorte, presencia-se um jogo memorável, seja pela qualidade, seja pela emoção, como Alemanha x Itália em 2006, ou Gana x Uruguai em 2010.

Há ainda aqueles que foram abençoados pelos deuses do futebol, como parece ser o caso dos soteropolitanos. Se não bastasse a reedição da final da última Copa, eles ainda levaram Alemanha x Portugal. Até mesmo no chato Grupo E foram agraciados com a melhor partida: o embate entre França e Suíça.

Mas, evidentemente, nem tudo são flores. Há aqueles que nesta sexta-feira descobriram que o sorteio foi motivo de choro, não de alegria. Abaixo listamos os SETE PIORES JOGOS DA COPA DO MUNDO 2014. Evidentemente, a sempre dispensável disputa pelo terceiro lugar é deixada de fora, pois nessa fria só se mete quem quer…

7 – México x Camarões

SEX 13/06/14 13h00 – Arena das Dunas

O México tem tudo para ser a maior incógnita da Copa do Mundo. Apesar do bom histórico nos últimos mundiais (o escrete Asteca caiu na primeira fase pela última vez em 1978), o papelão nas eliminatórias da CONCACAF é para deixar o mais otimista dos torcedores com a pulga atrás da orelha. Do outro lado, a seleção de um craque decadente e genioso. Talvez nada disso fosse um problema se a partida não fosse no calor escaldante de Natal, a autoproclamada cidade mais ensolarada do Brasil, no agradável horário das 13:00. Se não bastasse, o jogo está espremido entre a abertura no dia anterior, e o aguardado Espanha x Holanda às 16:00 em Salvador.

6 – Honduras x Suíça

QUI 25/06/14 16h00 – Arena Amazônica

Sabemos que a Suíça de 2014 não é a retranca dos últimos anos e que jogadores como Shaqiri podem conseguir se aproveitar da fragilidade da defesa Hondurenha, demonstrada de maneira brilhante na derrota para o Brasil no último mês. No entanto, como provável última partida relevante para o futebol mundial que o estádio manauara receberá, é possível que ao fim do certame até Artur Virgílio peça pelo retorno da Seleção Inglesa à capital amazônica…

5 – Bósnia-Herzegóvina x Irã

QUA 25/06/14 13h00 – Fonte Nova

O selecionado bósnio é melhor do que crê o grande público e certamente ganhará a simpatia da torcida local pela história e pelo fato de ser a única estreante desse mundial. Por mais que a provável vitória tenda a marcar sua classificação para a fase seguinte da competição, será difícil agradar um público mal acostumado com os outros três grandes confrontos que receberá na primeira fase da competição.

4 – Japão x Grécia

QUI 19/06/14 19h00 – Arena das Dunas

Natal aparece pela segunda vez na lista, com o embate entre Japão e Grécia. Os dois prováveis eliminados do grupo duelarão para ver quem chega com chances de classificação na rodada final, quando finalmente serão matematicamente eliminados. Se ao menos a partida fosse em uma cidade com forte presença da comunidade japonesa, poderia haver um chamariz para o confronto. Não é o caso de Natal, que terá seis meses para criar uma rima com o nome de Katsouranis.

3 – Honduras x Equador

SEX 20/06/14 19h00 – Arena da Baixada

Não era o bastante receber a partida de estreia entre Irã e Nigéria, que veremos abaixo, os curitibanos terão de testemunhar o pior embate do Grupo E. Numa copa em que quase todos os sul-americanos chegam com chances de fazer um bom papel, o povo paranaense foi agraciado com a pior das seleções da CONMEBOL, contra a pior da CONCACAF. Se Adriano, o Imperador, ainda estiver na cidade em Junho, o esquenta para a balada deverá ocorrer em outro lugar mais animado.

2 – Irã x Nigéria

SEG 16/06/14 16h00 – Arena da Baixada

A Arena da Baixada é o mais atrasado dos estádios ainda em construção para a Copa do Mundo. Depois do sorteio dos grupos talvez seja o caso de paralisar as obras e deixar o estádio do jeito que está. Irã e Nigéria dificilmente lotarão as arquibancadas e a falta de gramado não deverá ser um problema. E pensar que no mesmo dia haverá Alemanha x Portugal e Gana x EUA.

1 – Coreia do Sul x Argélia

DOM 22/06/14 13h00 – Beira-Rio

Não basta ser o grupo mais fraco. Tem de ser o duelo entre as equipes mais fracas. O horário indigesto só não é pior porque o jogo é em Porto Alegre, onde o calor não será tão problemático como em outras sedes. Daí a abandonar o churrasco e deixar o chimarrão de lado para ver algo que está mais próximo de um Milan de Julio de Castilhos x Guarany de Bagé do que um Gre-Nal, já são outros quinhentos. Se a Coréia resolvesse entrar com o uniforme colorado e a Argélia com a vestimenta tricolor, quem sabe o jogo tivesse um atrativo a mais. Talvez seja o caso de sugerir a FIFA…

 

Edição posterior: a FIFA anunciou na tarde deste sábado que Coreia do Sul x Argélia será às 16h00, não mais às 13h00. Mudança insuficiente para alterar a nobre posição do cotejo na lista acima. Além disso, corrigimos nosso erro com relação ao local e hora do embate entre Honduras e Suíça. Jogar em Manaus às 16h é melhor que jogar em Brasília às 13h, mas o conforonto ainda continua sendo digno de constar da presente lista.

 

Concorda, discorda, ou quer vender seus ingressos para essas partidas? Comente, cornete, compartilhe!

 

 

 

A foto da capa foi retirada do site da Federação Hondurenha de Futebol, que também atende pelo simpático nome de FENAFUTH

Comments

comments